O Programa de Pós-Graduação em Química da UESPI (PPGQ-UESPI) oferece o curso de Mestrado Acadêmico, com área de concentração em Química, e as seguintes Linhas de Pesquisa:
Química de Materiais
Nesta linha de pesquisa, são estudados pós e filmes finos, que podem ser preparados usando diferentes métodos, como método dos precursores poliméricos, combustão, síntese hidrotérmica, sol-gel, co-precipitação, mistura de óxidos, entre outros. Os materiais são obtidos na forma pura, dopado ou como solução sólida, avaliando-se a influência da formação de defeitos nas propriedades estruturais e morfológicas. Além disso, materiais comerciais ou naturais (sílica gel, argilas, por exemplo) são quimicamente modificados, buscando-se otimizar as suas propriedades. Esses materiais são testados, buscando-se avaliar diferentes propriedades, como por exemplo, fotoluminescência, catálise, magnetismo, capacidade adsortiva, etc.
Síntese Orgânica e Bioprospecção Fitoquímica
Nesta Linha de Pesquisa é realizado o isolamento, identificação e/ou elucidação estrutural de constituintes químicos de espécies vegetais da região, além da modificação estrutural destas espécies químicas com vistas à utilização farmacologia ou como antioxidante da indústria alimentícia e/ou de bicombustíveis.
Remediação e Tecnologias Ambientais
Nesta Linha são realizados estudo e/ou desenvolvimento de monitoramento e processos de remediação, remoção ou degradação de contaminantes, tais como corantes, defensivos agrícolas (herbicidas e pesticidas) e fármacos, em matrizes ambientais. Além disso, estuda-se a síntese de bicombustíveis por transesterificação e craqueamento termocatalítico de óleos e gorduras, bem como a obtenção de gás hidrogênio por processos fotocatalíticos.
Química Teórica e Computacional
Esta Linha de Pesquisa prioriza a utilização de métodos de química computacional e modelagem molecular para calcular propriedades de moléculas orgânicas e inorgânicas, usando métodos semi-empíricos, ab-initio e DFT, empregando metodologias baseadas em orbitais moleculares e na teoria da ligação de valência. Além do emprego de metodologias tradicionais são desenvolvidas novas metodologias para tratamento de sistemas moleculares e complexos.
Ensino de Química
Esta Linha visa o desenvolvimento de pesquisas voltadas à qualificação e aprimoramento da formação docente em Química, produção de materiais didáticos, proposição de novas metodologias de ensino de Química, e à divulgação e popularização da ciência.